segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Risoto de Gorgonzola com Medalhões de Filé Mignon

Pessoal, 

Esta receita faço em homenagem a Fernanda, porque se não fosse ela, a noite teria ido por água abaixo. 

Fernanda é amiga da Marina, minha esposa, e quando soube que eu havia  montando este blog, comentou com a Marina, que agora elas poderiam pilotar um avião ! Vê se pode uma coisa dessas ! rsrs  Mesmo já tendo repetido mais de três vezes o prato, em outra ocasião, em que fiz um risoto de brie com presunto de parma, na casa dela e do Linneu (este repetiu cinco vezes).


Na sexta feira passada recebemos Fernanda, Linneu e Marcela e Marcelo, para saborearem, claro, esta belíssima culinária!


 Depois de uma hora de atraso do casal Fernanda e Linneu e algumas garrafas de vinho, tomadas com Marcelo, Marcela (não bebeu - grávida) e Marina, comecei a fazer o risoto.


Foi quando o fato aconteceu - Não é que a Fê, entra na cozinha e nota que eu não havia retirado o plástico em volta dos medalhões !! Vou ter que ouvir esta para o resto da vida !! 


Enfim deu tudo certo e todos saíram com o famoso marmitex nas mãos, se era para o cachorro, não sei ! rsrsrsrs.


Vamos à receita, que é o que interessa:


Porção para 06 pessoas.

01 pacote de arroz arbóreo
01 colheres (sopa) azeite de oliva
70 gramas de manteiga
02 cebolas picadas (fatias finas)
100 ml de vinho branco seco
01 litro e  ½  de agua com dois cubos de caldo de carne ou galinha
05 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
Queijo parmesão a gosto
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
12 medalhões de filé mignon de 120g cada - (mandar cortar no dia)
50 g de manteiga


Mãos a obra:

Esquente o caldo em uma panela separada. (Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto.  Caso contrário, utilize apenas dois cubos para 1 ½ litro de água. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível).
Em outra panela, leve o azeite ao fogo baixo. Quando estiver quente, acrescente a cebola picada e misture bem, com uma colher de pau, por 04 minutos, ou até que fique transparente. 
Este é o ponto mais IMPORTANTE, você não pode se afastar da panela. Hora de CURTIR, diria que é o MELHOR momento.
Enquanto estiver mexendo lentamente e continuamente, você estará fritando o arroz, CUIDADO para que ele não fique dourado, se estiver muito quente pode baixar um pouco o fogo.

Adicione o vinho prepare-se para o AROMA, que MARAVILHA !  E misture bem, até evaporar. Quando o vinho evaporar, acrescente uma concha do caldo e mexa sem parar. Repita esta operação por aproximadamente 15 minutos, sempre em fogo alto.

Acrescente o queijo gorgonzola à panela do risoto e misture bem, até o queijo derreter. 

Os medalhões

Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino a gosto, aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Quando derreter toda a manteiga coloque os medalhões e doure bem todos os lados. Lembre-se devemos virar os medalhões apenas uma vez de cada lado.

Algumas pessoas gostam de temperar os medalhões depois de prontos, eu já fiz e também fica muito saboroso.

Você pode servir com salada verde,  pão 07 grãos crocante e um bom vinho tinto claro ! (Cabernet Sauvignon, Carmenére ou Malbec).

Bom apetite e cuidado com o plástico !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário