sábado, 28 de agosto de 2010

Risoto de Pera com Gorgonzola




Meu preferido de fazer e comer !!


Ingredientes:
400 gramas de arroz arbóreo
01 colheres (sopa) azeite de oliva
70 gramas de manteiga
02 cebola picada (fatias finas)
100 ml de vinho branco seco
01 litro de caldo de galinha
02 peras
05 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
Queijo parmesão e Pimenta-do-reino a gosto
Porção para 06 pessoas.


Mãos a obra:
Esquente o caldo em uma panela separada. (
Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto.  Caso contrário, utilize apenas dois cubos para 1 ½ litro de água. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível).
Descasque as peras e corte em cubos de 1 cm, comece cortando as fatias de 1 cm de espessura, depois corte em cubos 1 cm. Em seguida, coloque os cubos numa tigela com água e suco de meio limão (isto serve para que as peras não oxidem e fiquem pretas). Reserve.

Em outra panela, leve o azeite ao fogo baixo. Quando estiver quente, acrescente a cebola picada e misture bem, com uma colher de pau, por 04 minutos, ou até que fique transparente. 
Este é o ponto mais IMPORTANTE, você não pode se afastar da panela. Hora de CURTIR, diria que é o MELHOR momento.
Enquanto estiver mexendo lentamente e continuamente, você estará fritando o arroz, CUIDADO para que ele não fique dourado, se estiver muito quente pode baixar um pouco o fogo.


Adicione o vinho prepare-se para o AROMA, que MARAVILHA !  E misture bem, até evaporar. Quando o vinho evaporar, acrescente uma concha do caldo e mexa sem parar. Repita esta operação por aproximadamente 15 minutos, sempre em fogo alto.

Acrescente o queijo gorgonzola e as peras escorridas à panela do risoto e misture bem, até o queijo derreter.

Tempere com a pimenta-do-reino (moída na hora), mexa o risoto vigorosamente, divida entre seis pratos e polvilhe o queijo parmesão. Sirva imediatamente.

Neste caso não é necessário temperar com sal, pois os queijos e os cubos de caldo de galinha já são bem salgados.

Você pode servir com um medalhão de filé mignon com salada verde e um pedaço de pão 07 grãos crocante e um bom vinho tinto (Cabernet Sauvignon, Carmenére ou Malbec).


Bom apetite !!

2 comentários:

  1. Fala Danilo! Kiko, do Pueri, que estudou com seu irmão Rodrigo! Beleza?
    Cara, seja muito bem vindo ao mundo dos blogueiros de culinária! Tenho um site, o www.wearethefoodies.com com minhas receitas e de outros que eu faço, além de fotos envolvendo alimentos, histórias, entrevistas com chefs e piadas com alimentos. Tem uns 70 dias meu site, indo bem.
    Curti muito sua receita de risoto de pêra. É uma fruta delicada que deve ir muito bem com uma base de risoto. Muito interessante... Gosto de risoto, às vezes crio também como um que fiz de curry com manga, que quero fazer para colocar no meu site.
    Bem, estamos em contato. Parabéns pela iniciativa e estamos em contato.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Kiko ! Obrigado pelas boas vindas ! Muito legal saber que você também curte culinária. Minha idéia é desmistificar um pouco culinária e mostrar para as pessoas o quanto é gostoso "cozinhar".
    Vamos mantendo contato !! abs

    ResponderExcluir