sábado, 28 de agosto de 2010

Risoto Básico

A grande maioria das pessoas acha que fazer um risoto é muito complicado e que só em restaurantes conseguimos saborear um bom risoto.

Se posso dar minha opinião este é o maior engano, a maioria dos restaurantes faz um risoto que mais parece um bloco de concreto que não se mexe no prato, ou seja com a aparência bem seca. Imagine  no estômago!

Então como podemos fazer um risoto sem esta aparência e principalmente combinando ele com algumas raízes aromáticas, peixes, carnes, ervas, frutas, sobras, queijo, melhor dizendo qualquer coisa mesmo.

O arroz por si só ja é muito gostoso de comer, então devemos prestar atenção em qual será nossa proposta do risoto para que não percamos a harmonização do prato. O arroz deve ser cozido até manter uma boa consistência na boca, o caldo que preparamos para fazer o risoto deverá ser bem simples.

Agora vou mostrar como preparar um risoto básico e surpreender vocês com a facilidade de preparo.

Porção para 06 pessoas.

01 litro de caldo de legumes ou carne (pode-se usar galinha ou peixe tbm)
01 colher (sopa) óleo de oliva
02 cebolas médias picadas bem finas
1/2 cabeça de salsão picado bem fina, sem haste.
02 dentes de alho fatiados bem fininhos
400 gramas de risoto (arbóreo ou carnaroli)
100 ml de vinho branco seco
70 gramas de manteiga
100-150 gramas de queijo parmesão fresco ralado
Sal grosso e pimenta do reino moída na hora.

Mãos a obra:

Esquente o caldo em uma panela separada.

Em outra panela aqueça o óleo de oliva, adicione a cebola, o salsão e uma pitada de sal, refogue por 03 três minutos, acrescente o alho e, após 02 minutos, quando os vegetais estiverem tenros, junte o arroz, nesta hora aumente o fogo.

Este é o ponto mais IMPORTANTE, você não pode se afastar da panela. Hora de CURTIR, diria que é o MELHOR momento.

Enquanto estiver mexendo lentamente e continuamente, você estará fritando o arroz, CUIDADO para que ele não fique dourado, se estiver muito quente pode baixar um pouco o fogo.

Mantenha sempre o arroz em movimento, depois de 02 ou 03 minutos, ele começa a absorver os sabores de sua base e a aparência dele começa a ficar translúcida. Nesta hora adicione o vinho branco, REPARE no aroma, MARAVILHOSO ! A bebida envolverá o arroz e com o calor irá evaporar qualquer sabor forte de álcool e deixará o arroz com uma essência saborosa.

Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha (sopa) de caldo quente e uma pitada de sal (coloque sempre pitadas de sal enquanto você estiver colocando o caldo).

Abaixe o fogo para uma fervura ( o motivo é para não ferver tudo é que, se fizermos isso, o exterior fica cozido e macio mais o interior fica permanecerá crú). Nos próximos 15 minutos acrescente o caldo misturando e esperando que cada concha seja absorvida antes de colocar a próxima.

Retire a panela do fogo e adicione manteiga e o parmesão, reserve um pouco do queijo ralado para salpicar em cima do risoto depois.

Misture delicadamente e SABOREI o mais rápido possível enquanto ele ainda conserva a textura umedecida !!

Você pode servir com salada de folhas e um pedaço de pão 07 grãos crocante e um bom vinho tinto.

Bom apetite !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário